Psicologia

O núcleo de psicologia está voltado para o atendimento clínico, individual e em grupo, para crianças, adolescentes, adultos e famílias. O acompanhamento beneficia a todos que buscam o autoconhecimento, uma melhora na qualidade de vida, novas habilidades para enfrentar dificuldades e o desenvolvimento de novos potenciais. Os atendimentos estão pautados na utilização de teorias e técnicas eficazes e respaldadas cientificamente, dentre as quais:

(a) Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): desenvolvida pelo Dr. Aaron Beck e seus colaboradores, tem como princípio básico, que nossas representações de eventos internos e externos determinam nossas respostas emocionais e comportamentais. Na TCC, busca-se a reestruturação cognitiva, a partir de uma conceituação do paciente e de seus problemas. Inicialmente, tem como objetivo o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva, através da intervenção sobre as suas cognições, a fim de promover mudanças nas emoções e comportamentos que as acompanham. Ao longo do processo terapêutico, atua diretamente sobre o sistema de esquemas e crenças do paciente a fim de promover sua reestruturação. Em conjunto com a reestruturação cognitiva, o terapeuta cognitivo-comportamental, utiliza uma abordagem de resolução de problemas;

(b) Terapia Comportamental: parte das pesquisas experimentais de B. F. Skinner. Objetiva a alteração de comportamentos apresentados pelo cliente e/ou de pessoas inseridas em seu contexto através de procedimentos ou técnicas comportamentais específicos. O terapeuta comportamental utiliza a análise funcional e parte das tríplices contingências, que envolve uma situação antecedente (a relação entre a resposta e os estímulos que a antecedem e que estavam presentes na ocasião em que a resposta foi consequenciada), a resposta e a consequência (a relação entre a resposta e os estímulos que foram produzidos por ela e que a influenciam). O comportamento é um conceito interacional: fala-se de comportamento como a interação recíproca entre o organismo e o ambiente e, como tal, ele é um conceito interacional inferido e não observado diretamente;

(c) Terapia Sistêmica: possui como foco as relações. A Terapia Sistêmica compreende o indivíduo integrado ao seu contexto familiar e sociocultural, e realça a complementariedade existente entre os seres humanos. O enfoque sistêmico, seus métodos e técnicas podem aplicar-se tanto à terapia de casal quanto a terapia individual.

Ambulatório de TCC na Infância e Adolescência

Serviço de atendimento social à crianças e adolescentes em Terapia Cognitivo-Comportamental, vinculado ao curso de Especialização em TCC na Infância e Adolescência. Oferecemos atendimentos semanais para crianças e adolescentes, além de encontros semanais para atendimentos em sala de espelho unidirecional e produção de vídeos para ensino.

 

 

 

Neuropsicologia

A Neuropsicologia estuda as relações entre o cérebro, as emoções e o comportamento humano. Realizamos este trabalho através da análise clínica, bem como do uso de testes e escalas cientificamente validadas para avaliação de

diferentes construtos, como: memória operacional, atenção, velocidade de processamento, inteligência, funções executivas, dentre outros.

 

 

Psicopedagogia

A psicopedagogia estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, identificando os pontos que possam estar dificultando a aprendizagem, atua de maneira preventiva, assim como, facilitadora dos processos de aprendizagem. Além disso, procura trabalhar em conjunto com outros profissionais da área da saúde, pais e professores.