Instituições organizadoras: Espaço Integrar e Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP – @cintepfaculdades) Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (FNSL – @faculdadensl)
Modalidade de transmissão: Síncrona, aulas pelo Zoom ao vivo.
Carga horária de 360 horas, sendo 288 horas Aulas Teóricas (distribuídas em 25 módulos,1x ao mês) e 72 horas de Prática Supervisionada.
Horário:
Sextas – 18 às 22 horas
Sábado – 8h30 às 17 horas
Início: Março de de 2022
A Lei 13935/2019 que dispõe sobre a presença dos profissionais da psicologia e do serviço social nas redes públicas de educação básica indica a necessidade da formação de profissionais de Psicologia Escolar e Educacional (PEE) capacitados, para que velhas práticas já superadas pelas teorias em PEE não sejam repetidas por novos psicólogos atuantes. É urgente a formação de profissionais seguros, conscientes do papel da PEE e munidos de recursos para sua atuação.
A atuação em Psicologia Escolar pressupõe conhecimentos específicos que extrapolam os conteúdos da formação inicial, por estar relacionada a processos multideterminados e complexos com atuações multidisciplinares, o que implica o estudo de saberes próprios das ciências psicológicas, das ciências da educação e da interseção e inter-relação entre elas.
Com a emergência de novas(os) psicólogas(os) nas escolas, faz-se necessária a diversificação de abordagens, enfoques e ferramentas, para abranger os diversos perfis de profissionais e ampliar as possibilidades de aprimoramento da educação no Brasil. A oferta da pós-graduação em PEE com ênfase em Neurociências e Ciências Cognitivas vai de encontro a essa necessidade, apresentando e incluindo possibilidades de aplicação dessas ciências nas práticas da escola de maneira ética, crítica e coerente. Além disso, a especialização irá fomentar um estreitamento da conexão entre o conhecimento científico atualizado e a realidade das práticas educacionais nas escolas, promovendo uma evolução teórico-prática contínua.
Assim, esta pós-graduação pretende apresentar alternativas baseadas em evidências para as demandas sociais, educacionais e institucionais das escolas, formando profissionais aptos a praticar e divulgar melhores práticas em consonância com os objetivos traçados pela BNCC, pelo CFP e pelas leis e políticas públicas em educação.
CRONOGRAMA DE MÓDULOS
Módulo |
Título |
Carga horária |
01 | Questões contemporâneas em Psicologia Escolar: enfoques e possibilidades da atuação profissional – Parte I | 12h |
02 | Questões contemporâneas em Psicologia Escolar: enfoques e possibilidades da atuação profissional – Parte II | 12h |
03 | Psicologia escolar e educacional: como realizar uma prática institucional integrada | 12h |
04 | Desenvolvimento da criança e adolescente | 12h |
05 | Aprendizagem e memória | 12h |
06 | Emoção, cognição e aprendizagem | 12h |
07 | O papel das diferenças individuais em inteligência e personalidade no processo ensino e aprendizagem | 12h |
08 | Funções executivas na sala de aula | 12h |
09 | Estratégias de ensino – aprendizagem e Resposta a intervenção | 12h |
10 | Aprendizagem da leitura e escrita, transtornos, dificuldades e estratégias de intervenção Parte I | 12h |
11 | Aprendizagem da leitura e escrita, transtornos, dificuldades e estratégias de intervenção – Parte II | 12h |
12 | Aprendizagem da matemática, transtornos, dificuldades e estratégias de intervenção – Parte I | 12h |
13 | Aprendizagem da matemática, transtornos, dificuldades e estratégias de intervenção – Parte II | 12h |
14 | Transtornos do Neurodesenvolvimento, internalizantes e externalizantes – Parte I | 12h |
15 | Transtornos do Neurodesenvolvimento, internalizantes e externalizantes – Parte II | 12h |
16 | Educação Especial e Inclusiva (PDI) – Parte I | 12h |
17 | Educação Especial e Inclusiva (PDI) – Parte II | 12h |
18 | Metodologias de Pesquisa no contexto escolar | 12h |
19 | Novas tecnologias na educação – riscos e possibilidades | 12h |
20 | Bullying e Cyberbullying : estratégias de intervenção | 12h |
21 | Habilidades Socioemocionais – O que é e como fazer no contexto escolar | 12h |
22 | Relações interpessoais no contexto escolar e relação entre família e escola | 6h |
22 | Manejo de comportamento, pensamentos e resolução de problemas | 6h |
23 | Orientação Profissional | 12h |
24 | Gênero e Sexualidade: estratégias de intervenção | 12h |