Especialização em Psicologia Escolar e Educacional com ênfase em Neurociências e Ciências Cognitivas

Instituições organizadoras: Espaço Integrar e Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP – @cintepfaculdades) Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (FNSL – @faculdadensl)

Modalidade de transmissão: Síncrona, aulas pelo Zoom ao vivo.

Carga horária de 360 horas, sendo 288 horas Aulas Teóricas (distribuídas em 25 módulos,1x ao mês) e 72 horas de Prática Supervisionada.

Horário:
Sextas – 18 às 22 horas
Sábado – 8h30 às 17 horas

Início: Março de de 2022

 

 

A Lei 13935/2019 que dispõe sobre a presença dos profissionais da psicologia e do serviço social nas redes públicas de educação básica indica a necessidade da formação de profissionais de Psicologia Escolar e Educacional (PEE) capacitados, para que velhas práticas já superadas pelas teorias em PEE não sejam repetidas por novos psicólogos atuantes. É urgente a formação de profissionais seguros, conscientes do papel da PEE e munidos de recursos para sua atuação.

A atuação em Psicologia Escolar pressupõe conhecimentos específicos que extrapolam os conteúdos da formação inicial, por estar relacionada a processos multideterminados e complexos com atuações multidisciplinares, o que implica o estudo de saberes próprios das ciências psicológicas, das ciências da educação e da interseção e inter-relação entre elas.

Com a emergência de novas(os) psicólogas(os) nas escolas, faz-se necessária a diversificação de abordagens, enfoques e ferramentas, para abranger os diversos perfis de profissionais e ampliar as possibilidades de aprimoramento da educação no Brasil. A oferta da pós-graduação em PEE com ênfase em Neurociências e Ciências Cognitivas vai de encontro a essa necessidade, apresentando e incluindo possibilidades de aplicação dessas ciências nas práticas da escola de maneira ética, crítica e coerente. Além disso, a especialização irá fomentar um estreitamento da conexão entre o conhecimento científico atualizado e a realidade das práticas educacionais nas escolas, promovendo uma evolução teórico-prática contínua.

Assim, esta pós-graduação pretende apresentar alternativas baseadas em evidências para as demandas sociais, educacionais e institucionais das escolas, formando profissionais aptos a praticar e divulgar melhores práticas em consonância com os objetivos traçados pela BNCC, pelo CFP e pelas leis e políticas públicas em educação.

 

CRONOGRAMA DE MÓDULOS

Módulo

Título 

Carga horária 
01 Questões contemporâneas em Psicologia Escolar: enfoques e possibilidades da atuação profissional – Parte I 12h
02 Questões contemporâneas em Psicologia Escolar: enfoques e possibilidades da atuação profissional – Parte II 12h
03 Psicologia escolar e educacional: como realizar uma prática institucional integrada 12h
04 Desenvolvimento da criança e adolescente  12h
05 Aprendizagem e memória 12h
06 Emoção, cognição e aprendizagem  12h
07 O papel das diferenças individuais em inteligência e personalidade no processo ensino e aprendizagem 12h
08 Funções executivas na sala de aula 12h
09 Estratégias de ensino – aprendizagem e Resposta a intervenção 12h
10 Aprendizagem da leitura e escrita, transtornos, dificuldades e estratégias de intervenção Parte I 12h
11 Aprendizagem da leitura e escrita, transtornos, dificuldades e estratégias de intervenção – Parte II 12h
12 Aprendizagem da matemática, transtornos, dificuldades e estratégias de intervenção – Parte I 12h
13 Aprendizagem da matemática, transtornos, dificuldades e estratégias de intervenção – Parte II 12h
14 Transtornos do Neurodesenvolvimento, internalizantes e externalizantes – Parte I 12h
15 Transtornos do Neurodesenvolvimento, internalizantes e externalizantes – Parte II 12h
16 Educação Especial e Inclusiva (PDI) – Parte I 12h
17 Educação Especial e Inclusiva (PDI) – Parte II 12h
18 Metodologias de Pesquisa no contexto escolar  12h
19 Novas tecnologias na educação – riscos e possibilidades 12h
20 Bullying e Cyberbullying : estratégias de intervenção 12h
21 Habilidades Socioemocionais – O que é e como fazer no contexto escolar 12h
22 Relações interpessoais no contexto escolar e relação entre família e escola 6h
22 Manejo de comportamento, pensamentos e resolução de problemas 6h
23 Orientação Profissional  12h
24 Gênero e Sexualidade: estratégias de intervenção 12h

PRÉ-INSCRIÇÃO

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.