TDAH

O que é TDAH?

O que é TDAH?

                                                                                                                    Rosa Guimarães- Psicóloga 

Segundo o DSM-5 O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) “é um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Desatenção envolve a incapacidade de permanecer em uma tarefa, aparência de não ouvir. Hiperatividade implicam atividade excessiva, inquietação, incapacidade de permanecer sentado, intromissão em atividades de outros e incapacidade de aguardar.”

Muitos estudiosos sugerem que o TDAH está relacionado a uma disfunção no córtex pré-frontal e suas conexões subcorticais e com o córtex parietal. Essas alterações seriam responsáveis por um déficit  das funções chamadas executivas, que por sua vez incluem memória de trabalho, planejamento, auto-regulação, motivação, ações dirigidas a objetivo definido e  linguagem.

As Funções Executivas capacitam o indivíduo a focar, direcionar, regular, gerenciar emoções e comportamentos. Diante desse quadro, as crianças com TDAH demonstram dificuldade no que se refere a controle de impulsos, manutenção de planejamento e metas.

Em suma, a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade apresentada por essas crianças se dá pela falha em serem guiadas por instruções internas e pela sua dificuldade em manejar seus comportamentos inadequados.

 

Referências:

KNAPP, Paulo colaboradores. Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Psiquiátrica. ArtMed, 01/2004. [Bookshelf Online].

 

Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico] : DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento … et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli … [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre :Artmed, 2014.