Estefânia Maria Gonçalves- Psicóloga
O ser humano se desenvolve social e emocionalmente desde o nascimento. Inicialmente, esse desenvolvimento é baseado na família que é seu primeiro meio social. À medida que crescem, as crianças são expostas a outros contextos, sendo a escola o principal deles. No entanto, ao se preocuparem exclusivamente com as habilidades cognitivas, boa parte das escolas negligenciam o desenvolvimento de outras habilidades, como as emocionais, por exemplo.
Pensando nesse déficit foi realizado, em 2014, no Estado de São Paulo, o Fórum Internacional de Políticas Públicas com representantes de 22 países. Na ocasião foram discutidas as competências necessárias à educação para enfrentar os desafios do século XXI.
A seguir serão apresentadas 5 principais domínios de habilidades socioemocionais e como desenvolvê-las pode ajudar nesse período de adaptação de início ou volta às aulas.
Abertura a novas experiências: as crianças com essa habilidade têm facilidade em se adaptar a novos ambientes e pessoas. Utilizam da curiosidade para conhecer um pouco mais do outro e, se abrem às diferenças. Considerando que a inclusão está cada dia mais presente no contexto escolar, essa habilidade se torna imprescindível para que o aluno conviva com as diferenças de forma natural.
Ou seja, quanto mais crianças com esses domínios desenvolvidos, mais agradável se torna o ambiente escolar e mais eficiente se torna o processo de aprendizagem. O desempenho cognitivo é beneficiado nessas condições e o desenvolvimento se dá de forma integral.
A boa notícia é que todas essas habilidades podem ser aprendidas e caso não aconteçam no ambiente natural podem ser treinadas por meio de programas específicos. Quanto mais cedo se iniciar essa intervenção, melhores serão os resultados.
D | S | T | Q | Q | S | S |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | |||||
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
31 |