férias

Férias escolares, e agora?

Fernanda Konzen Castro – Psicóloga

Não são todas as férias que tem como viajar com os pequenos. Muitas vezes os pais precisam trabalhar nas férias escolares dos filhos ou decidem ficar na cidade que moram. Muitos pais ficam preocupados em como preencher o tempo das crianças nesse período. Então, pensamos em algumas dicas para ajudá-los a organizar as atividades dos seus pequenos nessa época.

1ª Dica: Organize as atividades

É importante, primeiro, perguntar a seu filho o que ele gostaria de fazer e suas expectativas quanto às férias. Os pais também devem compartilhar essas informações. A partir disso, em conjunto, irão escolher e organizar as atividades que o pequeno irá fazer sozinho, com a família e/ou com os colegas. Isso permite que a criança aprenda a se expressar, ouvir, aceitar diferentes opiniões, fazer escolhas e organizar como pretende aproveitar seu tempo.

2ª Dica: Cumpra todos os combinados

As atividades que os pais se comprometeram a fazer junto com ou pelos filhos, devem ser cumpridas. Por exemplo, o pai ficou de levar o filho e seus amigos ao cinema ou a mãe se comprometeu de leva-lo e busca-lo na colônia de férias, esses combinados terão que ser cumpridos. É claro que existem imprevistos inadiáveis, entretanto, as atividades estabelecidas devem ser realizadas. Isso é possível a partir do momento que criamos estratégias para manejar a situação. Por exemplo, através do diálogo, o pai irá propor outro dia ou outro horário para levar os meninos ao cinema e a mãe pedirá para alguém buscar o filho para ela. Além disso, após explicar o ocorrido e propor soluções, é interessante perguntar para a criança se ela teria outra estratégia. Isso os ensina a elaborar solução de problemas e a lidar com as frustrações, já que nem tudo tem como fazer de acordo com o planejado ou como queremos.

3ª Dica: Continuar as regras e dar limites

Apesar das férias tirar toda a família um pouco da rotina, é essencial que as regras e os limites continuem. Não é pelo motivo da criança estar de folga que ela deixará de cumprir as obrigações a fazer em casa ou ficará longas horas na frente da televisão ou do computador. Dessa forma, é essencial deixar claro para os pequenos de seus compromissos e da importância de cumpri-los. Além disso, o elogio quando seu filho segue a regra é muito importante, pois isso gera um reconhecimento e valoriza o comportamento da criança e faz com que ela repita suas atitudes adequadas. Portanto, ao chegar em casa, fale com seu filho “fiquei muito feliz por você ter arrumado sua cama e arrumado seu quarto”; “que bom que você brincou de teatrinho”, “me conte a história”, você está muito criativo”.

Em caso de dúvida, entre em contato conosco: espacointegrar@hotmail.com ou (31) 3347.5909.