habilidades sociais educativas

O que são habilidades sociais educativas parentais?

Fernanda Konzen Castro – Psicóloga

Através das Habilidades Sociais Educativas Parentais você pode acrescentar, e muito, no desenvolvimento do seu filho. Mas o que são essas habilidades? São o conjunto de habilidades sociais dos pais aplicáveis à prática parental. E o que isso tem de positivo? Essas aptidões potencializam as interações positivas entre pais e filhos e ensinam como eles devem se comportar. Os pais ao serem afetuosos, comunicativos, consistentes, sabendo manejar certas situações-problema e ao focarem sua atenção nos comportamentos adequados das suas crianças irão promover comportamentos socialmente habilidosos em seus filhos.

Quando os pais desenvolvem essas habilidades, eles poderão ajudar a prevenir problemas de comportamento das crianças e dos adolescentes. Por que isso acontece? Porque os filhos irão imitar e seguir os modelos dos pais. Então, por exemplo, quando os pais falam de forma baixa e calma, são assertivos e empáticos, os filhos terão mais chances de aprender e reproduzir esses comportamentos.

Então vamos para mais algumas dicas. Como maximizar as interações positivas com meus filhos? Como falei acima, o modelo que os pais dão é importante para aumentar a probabilidade dos seus filhos reproduzirem determinado comportamento. Dessa forma, se queremos que eles se comportem de determinada maneira, devemos também nós comportar da mesma forma. Por exemplo, ao considerar que uma criança é “fechada”, “na dela” e que não fala sobre acontecimentos e sentimentos, e os pais desejam que ela comece a se “abrir” mais, é necessário que os cuidadores comecem a falar dos seus sentimentos agradáveis (amor, alegria, etc) e dos seus sentimentos desagradáveis (raiva, tristeza, etc), juntamente com os fatos que produziram essas emoções. Outro exemplo é, se ao considerar que a criança estabelece pouco contato visual, devemos ficar atentos se estamos dando a devida atenção, isto é, olhando para o filho enquanto ele fala conosco.

Há várias dicas e estratégias para se desenvolver as Habilidades Sociais Educativas Parentais. Se desejar saber mais informações ou sobre estratégias de uma situação específica, podem entrar em contato conosco:

equipeespacointegrar@gmail.com 

Referência

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; PAIVA, Mariana Marzoque de e BARBOSA, Caroline Garpelli. Problemas de comportamento de crianças/adolescentes e dificuldades de pais/cuidadores: um estudo de caracterização.