habilidades sociais 2

Qual o objetivo do Treinamento de Habilidades Sociais?

Qual o objetivo do Treinamento de Habilidades Sociais?

Fernanda Konzen Castro – Psicóloga

Em terapia, dependendo da demanda do paciente, trabalhamos com o treinamento das Habilidades Sociais. Podemos trabalhar com crianças, adolescentes, adultos e pais, como também podemos realizar sessões em grupo ou individual. Mas o que seriam Habilidades Sociais? São o conjunto de comportamentos que uma pessoa produz para favorecer um relacionamento saudável em um contexto social com outra pessoa. Essas habilidades são aprendidas e alguém com baixo repertório comportamental dessas habilidades podem ter dificuldades em algumas áreas de sua vida.

Um indivíduo com o comportamento socialmente habilidoso é aquele que consegue ser empático, assertivo, respeitar desejo e opinião do outro e a sua própria, expressar sentimentos agradáveis e desagradáveis e resolver problemas de maneira adequada. Segundo Del Prette (2005), as habilidades sociais envolvem: autocontrole e expressividade emocional, civilidade, empatia, assertividade, fazer amizades, soluções de problemas interpessoais e habilidades acadêmicas e de trabalho. Assim, é trabalhado, em terapia, o aprimoramento dessas classes.

Então, como identificar se você ou seu filho tem baixo repertório em algumas dessas habilidades? Dificuldade em fazer amizades, em relacionamento amoroso, com a família, ou com o amigo, dificuldade em evitar e/ou resolver problemas, em tomar uma decisão e ser assertivo são alguns exemplos que podem indicar um baixo repertório.

O Treinamento de Habilidades Sociais, individual ou em grupo, tem o objetivo de alcançar uma mudança de perspectiva e o aumento do repertório de habilidades sociais na interação com o outro. Já o treinamento de habilidades Sociais específico para pais, além de se chegar nesses objetivos, almeja trabalhar diretamente com as queixas específicas dos problemas comportamentais da criança. Dessa forma, os pais, ao colocarem em prática os aprendizados adquiridos em sessão, ajudarão e ensinarão seus filhos a desenvolverem os comportamentos pró-sociais e a valorizarem as interações.

Caso queira saber mais sobre o Treinamento de Habilidades Sociais e/ou marcar para dar início ao treinamento, entre em contato conosco: espacointegrar@hotmail.com

Referências

Del Prette, Z. A. P. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes.