Quando procurar por psicoterapia

Priscilla Ohno- Psicóloga

Em momentos em que as coisas parecem “sem sentido” ou não “se encaixam” como deveriam talvez você deva avaliar a necessidade de buscar por uma ajuda especializada para entender o que está lhe acontecendo.

Como saber se está na hora de procurar por um psicoterapeuta?

Você sente que ninguém te entende? Nem mesmo aquele amigo ou parente mais próximo? Tem a impressão de que nenhuma conversa consegue te mostrar uma luz do caminho que deve seguir? Se acredita que está sem opções, procure a ajuda de um profissional!

Você tem a sensação de que já fez de tudo o que podia, mas as coisas não andam? Acredita que já utilizou todos os seus recursos, se sente perdido(a), sem forças? Fique calmo(a)! Um bom profissional conseguirá te mostrar que você ainda tem muitos recursos para superar suas dificuldades atuais.

Você tem a sensação de que irá “explodir” a qualquer momento? Sente o peito apertado e se altera por coisas pequenas? Quando se dá conta já “chutou o balde” pelo motivo mais bobo do mundo e se sente culpado(a) por isso? Pensar que as coisas não têm solução é normal quando estamos neste estágio, procure alguém preparado para conversar sobre isso.

Você se sente cansado(a) com muita frequência, esgotado(a) emocionalmente, ansioso(a) ou desconfortável em diferentes lugares e situações? Isso é seu corpo dando sinais de que você precisa olhar com mais cuidado para si mesmo(a). Para estarmos bem precisa haver o equilíbrio entre corpo e mente. Você percebe que a cada dia surge uma nova dor ou um novo desconforto em seu corpo? Pode ser o momento de procurar por um médico ou psicólogo, talvez até mesmo os dois.

Você perdeu a vontade de fazer as coisas? Sente que já não é mais o(a) mesmo(a) de antes? Não sai com os amigos, não se diverte como antes, está desanimado(a) a maior parte do tempo, como se algo tivesse sugando toda a sua energia? Em certos momentos se sentir cansado(a) é normal, principalmente depois de um longo dia de trabalho por exemplo, mas quando isso passa a ser muito frequente talvez seja a hora de procurar ajuda. Fomos feitos para estarmos em movimento e não estáticos, deixando que as coisas aconteçam automaticamente sem nos deixarmos afetar de alguma forma – boa ou negativamente.

Você tem o controle da sua vida? Sabe lidar perfeitamente com as suas emoções, seus dilemas internos, suas dificuldades com determinados relacionamentos e/ou situações? Ou neste momento você percebe que algumas emoções parecem te dominar, que está perdendo o controle das coisas, e que tudo isso te faz sofrer e perder a coragem de mudar? Saiba que um profissional pode sim te ajudar a entender e modificar tudo isso.

O objetivo maior da psicoterapia é fazer com que você mesmo(a) se conheça (autoconhecimento). Descobrir o que gosta, o que te faz bem, quais são as suas forças e fraquezas, seus limites, aquilo que você deseja que permaneça em sua vida (e como fazer isso) bem como afastar as coisas que te fazem mal. Aprender a lidar com suas verdades, suas vontades, seus limites e, também, dos outros com os quais convive é essencial.

O psicólogo não irá te julgar, dar conselhos, dizer o que está certo ou errado, nem determinar o que você deve ou não fazer. Ele irá pensar junto com você, ampliar a sua visão para aquilo que não estiver muito claro no momento, para que assim, vocês juntos, consigam chegar a sua verdade e as suas necessidades. O condutor da sua vida é você, o psicólogo só te acompanha e auxilia nesse caminho!