Você sabe qual é a relação da alimentação com a saúde?

Os alimentos possuem nutrientes que favorecem o funcionamento correto do organismo, ajudando na manutenção e crescimento dos tecidos, além de fornecer energia.  Diante da falta de alguns nutrientes, o corpo pode sofrer graves consequências em virtude da interrupção de alguma atividade básica. Uma alimentação adequada é fundamental para uma vida saudável. Mas o que é uma alimentação adequada? É aquela que possui todos os nutrientes necessários para o organismo e na quantidade apropriada. Sendo assim, comer em grande quantidade não é sinônimo de ter uma alimentação saudável. A deficiência de algum nutriente pode acarretar quadro de desnutrição. A desnutrição pode…
READ ARTICLE

O que é um Transtorno Alimentar?

Rosa Guimarães- Psicóloga Quando pensamos em desenvolvimento humano sempre levamos em consideração questões mentais e físicas, bem como a alimentação e os hábitos, não é mesmo?  A alimentação é uma necessidade básica a sobrevivência humana. Ela também está na maioria das vezes presente nos ambientes de socialização, quase todos os eventos sociais que participamos envolvem comida. Você já parou para observar?   Se não, é uma boa ideia começar. Esse comportamento ocorre de casamentos, saídas com os amigos até receber visitas em casa, muitas vezes não é a atividade principal, mas o alimento está lá, presente nas situações (ARGIMON; CERUTTI; ESTEVES,…
READ ARTICLE

Entre foliões e purpurina como ficam o sexo e a prevenção?

Entre foliões e purpurina como ficam o sexo, a sexualidade e a prevenção? Genilce R. Cunha- Psicóloga Desde 2015 os índices de Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs no Brasil vêm subindo de forma alarmante. Doenças como a sífilis deixaram de estar controladas e os índices de pessoas infectadas com o HIV têm aumentado, principalmente entre jovens. Algo contraditório se pensarmos que nunca houve na história um período em que os meios de proteção para o sexo seguro (preservativos) esteve tão acessível ao público, sejam pessoas carentes ou não. Preservativos são fornecidos nos postos de saúde ou em farmácias, sendo nestas…
READ ARTICLE

Papéis de gênero, representações e saúde

Thiago Helmer - Graduando em Psicologia Em 2008, iniciou-se um movimento que possuía como objetivo, promover as discussões sobre a relação homem e saúde, denominado “Um toque, Um drible”. Quase dez anos depois,a campanha “Novembro Azul”, vem se consolidando ao passar dos anos, chamando atenção para promoção de saúde do homem quanto a prevenção do câncer de próstata. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no período de 2016/2017, foram estimados 61.200 novos casos de câncer de próstata no Brasil, sendo o tipo de câncer com maior incidência entre os homens. Os dados são alarmantes e a reflexão sobre os…
READ ARTICLE